-----quinta-feira, outubro 28, 2004 | 0
'Hobbit' joins human family tree
Encontraram um fóssil humanóide baixinho, chamaram de Hobbit!
"Sou Bacharel em Ciências Moleculares, e Doutorando em Física. Jogador inveterado de RPG e video-game. Terceiro-mestre na arte de pentelhar, e build full int/cha."
'Hobbit' joins human family tree
Encontraram um fóssil humanóide baixinho, chamaram de Hobbit!
Refletindo sobre coisas como magia e fantasia:
As vezes aparecem alguns visionários (como Julio Verne) que escreve sobre coisas diferentes, que não existiam mas que surgiram depois (como o Submarino), mas na maioria das vezes a criatividade humana se baseia no que ela já viveu ou experimentou, ou alguma abstração disso. Na idade média nunca um escritor falaria de algo semelhante a uma TV, por exemplo, porque era longe demais da sua realidade.
Então como conceitos como magia estão tão presentes e difundidos na cultura universal? Diversos povos falam em magia, cada um com seu significado, mas ainda sim magia, como controle da natureza pelas mãos humanas.
Não só universalmente o homem conhece o conceito de magia, mas também o homem anseia por um mundo de magia, tanto que jogos e histórias onde ela existe são os que mais fazem sucesso, e diversas vezes nos pegamos pensando em como seria legal se existisse algo desses mundos no nosso.
O que quer dizer essa presença de magia em diversas culturas? E esse anseio do homem atrás de magia?
As possibilidades que eu posso pensar são que ou a criatividade humana é expressa por maquinaria extremamente semelhante em todos, e que por isso segue os mesmos padrões em todos, ou o homem veio de um mundo a parte onde realmente existia magia e outras coisas de fantasia, e essa nossa criatividade seria resquícios de uma memória. Porque é impressionante como certas idéias são extremamente difundidas e recorrentes na cultura de diversos povos mesmo sendo tão longe da realidade.
Diversas culturas representam como deus supremo o Sol, ou o Céu, e como sua mulher a Terra. Mas isso é justificável para uma mitologia, pois é o Sol que nos aquece, e é o Céu o mais amplo e misterioso mundo que podemos ver; e a Terra como mulher pois é a provedora, é dela que viriam os frutos e a comida. Já a existência de magia não é tão "justificavel", ainda mais porque em cada cultura ela tem um significado diferente.
Bola-de-fogo pra vc =P
Fiquei feliz: Finalmente comprei "Poesia completa de Fernando Pessoa".
Vinha namorando esse livro por muito tempo, mas o preço (100 reais) era meio salgado...
Mas hoje ví pra vender num sebo lá da USP, 35 reais, cujo único defeito é uma dedicatória na primeira folha, o resto tá inteirinho. Fiquei feliz =D
Coisa no mínimo inusitada:
Passei na frente daqueles outdoors extremamente bizarros da marginal tietê (exemplos aqui para quem não conhece), e resolvi procurar por algo na net.
Procurando por "a imagem da besta" (pois num dos outdoors está escrito "TV é a imagem da besta"), me aparecem 3 imagens no google.
Uma não abre
Uma é foto do Bush
Outra é foto do Lula.
Tá bom, né....
Mais uma animação legal:
SpiderMan 2 em LEGO
Qual a velocidade de vôo de uma andorinha?? (européia ou africana? as duas!)
Para quem não entendeu a piada, olhe em versão carta de Magic